solidariedade

Geromel - Atividades Solidárias

Túmulo

 Cemiterios  Cidadania Cultura  Ecologia  Ecumenismo  Políticas  Solidariedade  Tecnologia

Túmulo

Túmulo é o lugar onde as pessoas são colocadas quando morrem. Os túmulos variam de tamanho e forma e podem servir como uma homenagem póstuma para que a pessoa que se foi possa ser sempre lembrada. 
Lápide ou lápida é uma pedra que contém uma inscrição gravada para registrar a morte de uma pessoa, normalmente localizada sobre o túmulo ou anexa a ele. Podem tem também o formato de uma placa de bronze (ou outro metal).
Arte Cemiterial  Arte Funerária  Cremação  Funeral  Legislação  Necrologia  Sepultamento  Túmulo
Epitáfios  "sobre a tumba" são frases escritas sobre túmulos, mausoléus e campas cemiteriais para homenagear pessoas ali sepultadas. Normalmente, os dizeres são colocados em placas de metal ou pedras. Tradicionalmente escritos em versos, alguns epitáfios são célebres como o de Robespierre:

    Passant, ne pleure pas ma mort (Passante, não chores minha morte)
    Si je vivais tu serais mort. (Se eu vivesse tu estarias morto)

tumba é uma pequena construção (ou "câmara") para os restos dos mortos, com paredes, um teto e (se não for usado por mais de um cadáver) uma porta. Pode ser parcialmente ou inteiramente no subsolo (exceto por sua entrada) em um cemitério, ou pode ser dentro da propriedade de uma igreja ou em sua cripta ou catacumba.
Cripta é uma construção subterrânea, geralmente feita de pedras ou escavada no subsolo. Etimologicamente provém do grego, krypte, e do latim, crypta.

Um mausoléu é uma tumba grandiosa, normalmente construída para um líder ou figura importante que morrera. Mausoléu também pode referir-se a uma estrutura que contenha um certo número de criptas com tumbas de indivíduos mortos. Mausoléus podem ser edifícios separados, ou parte de um complexo maior - como um templo. O termo deriva de Mausolo, nome de um sátrapa de Cária do império persa do século IV a.C.. O seu túmulo, conhecido como mausoléu de Halicarnasso (antiga cidade da Anatólia, atual cidade turca de Bodrum), era uma das sete maravilhas do mundo antigo. Em Nova Iorque, a Grant's Tomb é uma versão em escala reduzida do monumento de Halicarnasso.

Estas construções geralmente localizam-se na parte inferior de Igrejas e Catedrais, sendo um espaço no qual pessoas importantes ou relíquias são enterradas.
Tumbas únicas podem ser permanentemente vedadas; aquelas para famílias (ou outros grupos) têm portas de acesso para quando for necessário.

Sarcófago  significa literalmente "comedor de carne". É um tipo de túmulo de pedra onde se deposita um cadáver, geralmente mumificado, para sepultamento usado no Antigo Egito.

O morto necessitava do seu corpo conservado para que seu ka (espírito) pudesse regressar e juntar-se a ele novamente, quando fosse retornar a vida. Sendo que o ka exigia um suporte físico para continuar existindo, o sarcófago tinha a função de ajudar a preservar, proteger e fazer com que o corpo a permaneça em um estado de “vida”, e mesmo que o corpo se deteriorasse, o sarcófago teria de substituí-lo.

Cenotáfio "tumba" é um memorial fúnebre erguido para homenagear alguma pessoa ou grupo de pessoas cujos restos mortais estão em outro local ou estão em local desconhecido.

Há diversos cenotáfios pelo mundo. Em Portugal no Panteão Nacional são evocadas através de cenotáfios várias personalidades. Porém, o mais invulgar e interessante cenotáfio existente em Portugal é a Capela do Rei Carlos Alberto, no Porto.

No Brasil um exemplo de cenotáfio é aquele dedicado aos Inconfidentes no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, Minas Gerais.